Trecho censurado de Macunaíma

Ilustração de Carybé para Macunaíma


Manuel Bandeira teceu muitos elogios quando leu Macunaíma, sobretudo pela protuberância dos episódios picantes da obra. Mas, com medo da censura, Mário de Andrade fez um recorte do romance em que se era narrado, ao seu ver, circunstâncias que poderiam ser acusadas de pornográficas. 

O recorte censurado descreve uma passagem do sexo de Macunaíma e Ci. Os cortes foram da versão original para a segunda edição da obra. Leia o trecho reproduzido aqui a partir da edição crítica da obra preparada por Telê Porto Ancona Lopez e publicada em 1988 pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina.

*

Um geito engraçado era enrolar a rede bem e no rolo elástico sentados frente a frente brincarem se equilibrando no ar. O medo de cair condimentava o prazer e as mais das vezes quando o equilíbrio faltava os dois despencavam no chão ás gargalhadas desenlaçados pra rir.

Outras feitas Ci balançava sozinha na rede, estendida de atravessado. Macunaíma convexando o corpo entre dois galhos baixos em frente buscava acertar no alvo o uaquizê. Acertava bem. E aos embalanços chegando e partindo a brincadeira esquentava até que não agüentando mais o imperador partia também no vôo da rede num embalanço final.

Outras feitas mais raras e mais desejadas o heroi jurava pela memória da mãi que não havia de ser perverso. Então Ci enrolando os braços e as pernas nas varandas da rede numa reviravolta ficava esfregando o chão.

Macunaíma vinha por debaixo, enganchava os pés nos pés da companheira, as mãos nas mãos e se erguendo do chão com esfôrço, principiavam brincando assim. Dava uma angustia de proibição êsse geito de brincar.

Carecia de um esfôrço tamanho nos músculos todos se sustentando, o corpo do heroi sempre chamado sempre puxado pelo peso da Terra. E quando a felicidade estava para dar flor o heroi não se vencia nunca, mandando juramento passear. Abria alargado os braços e as pernas, as varandas da rede afrouxavam e os companheiros sem apoio tombavam com baque seco no chão. Era milhor que Vei, a Sol!

Ci tiririca se erguia sangrando e dava sovas tremendas no heroi. Macunaíma adormecia no chão entre pauladas, não podendo viver mais de tanta felicidade. Era assim.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574