Diálogo das Letras



Outro dia, redigi uma nota para minha página pessoal no Facebook sobre uma ideia posta on line a não muito tempo, mas que vinha sendo gestada desde minha estadia como aluno no mestrado em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, em Pau dos Ferros. Trata-se da revista eletrônica Diálogo das Letras.

A ideia é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto, do Departamento de Letras, daquele campus universitário. Nasce com a proposta de tiragem semestral e com o intuito de publicar textos originais e inéditos (que não tenham sido publicados em outros periódicos ou em livros) resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, qualitativos e/ou quantitativos, vinculados à temática da produção e ensino do texto.

A especialidade da revista, como todo veículo acadêmico são as produções escritas de artigos e resenhas. Para os primeiros textos aceitam-se, inclusive, materiais de alunos da graduação. Lançada no Suporte Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sob o selo das Edições UERN, a revista encontra-se com chamada aberta para as duas primeiras edições a saber:

- Volume 01, número 01 – jan. a jun. 2012
Prazo máximo para submissão: 30 de abril de 2012
Previsão de publicação: 15 de julho de 2012
Temática: QUESTÕES DE PRODUÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS
Com a temática “Questões de produção e análise de textos”, a revista Diálogo das Letras se propõe, em seu primeiro número, publicar trabalhos que, sob o enfoque da abordagem dialógica da linguagem e de outras teorias do texto e do discurso, problematizem questões relacionadas à produção e análise de textos, com foco em aspectos de sua estruturação, organização e funcionamento. 

- Volume 01, número 02 – jul. a dez. 2012
Prazo máximo para submissão: 30 de setembro de 2012
Previsão de publicação: 15 de dezembro de 2012
Temática: QUESTÕES DE ENSINO DE TEXTO
Com a temática “Questões de ensino de texto”, a revista Diálogo das Letras pretende reunir trabalhos que, ancorados em quaisquer das correntes do pensamento linguístico, com ênfase para as teorias do texto e do discurso, discutam questões sobre o ensino de textos, enfocando propostas de trabalho com o texto verbal e/ou o texto não verbal nas práticas de interpretação, de análise linguística e de produção textual.

Outras informações podem ser encontradas acessando a web page da revista ou encaminhando e-mail para o correio eletrônico dialogodasletras@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #576

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima

Boletim Letras 360º #574