Ouvir Moby Dick




Moby Dick é, sem dúvida, uma das maiores obras da literatura norte-americana, em todos os sentidos. E a dimensão do romance será uma das coisas que faz a obra ser pouco lida, pelo menos na íntegra, já que os dias de hoje estão para as narrativas breves.

No entanto, se você está adiando a obra-prima de Melville desde que se esquivou da leitura na faculdade, talvez você esteja com sorte, só talvez; é que o autor Philip Hoare e artista Angela Cockayne criaram juntos “Moby-Dcik Big Read”, um projeto incrível e ambicioso que quer levar o romance para as massas. E aí, se você entende bem o inglês, está feito.

Para o projeto, figuras famosas como Tilda Swinton, John Waters, Miéville China, Cumberbatch Bento e até mesmo primeiro-ministro britânico David Cameron vão ler as seções do livro em voz alta para ser publicado on-line, criando um audiobook. O projeto vai postar um novo capítulo por dia – e pode desde já ser o seu novo ritual matinal para os próximos 135 dias – juntamente com obras de arte complementares e a partir de uma variedade de artistas contemporâneos. 

Não podemos pensar de uma forma mais indolor (ou mais emocionante) para ler um clássico. Ou melhor, para ouvir um clássico. “Moby-Dick Big Read” já tem on-line o primeiro capítulo, lido por Tilda Swinton e com arte por Marcus Harvey. Basta ir por aqui.

*

Não é a primeira vez que obras de grande porte são transferida para outros espaços. Lembra quando comentamos aqui do projeto de transformar o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes em leitura em vídeo no Youtube?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #575

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574