Programação para Hora de Clarice 2012



Como o Dia D, que em 2012, no seu segundo ano, teve uma extensa programação Brasil afora, a programação do Hora de Clarice 2012, divulgada a pouco pela mentora da ideia: a Editora Rocco, ganhou também dimensão. Também o Instituto Moreira Salles que detém parte do espólio da escritora e que publicou uma rica edição dos seus bem conceituados Cadernos de Literatura Brasileira sobre Clarice, destina outra parte da programação. Todas as celebrações se concentram no próximo dia 10 de dezembro, dia em que Clarice nasceu, em 1920, mas há o que acompanhar dias antes, também.

É do IMS, aliás, que vem a maior novidade em torno do dia 10: por esse dia, o Instituto coloca on-line um site especial sobre a escritora. Ao criar a página, o Instituto proporciona um ambiente de pesquisa bastante completo, rigoroso quanto ao mapeamento de informações, que servirá não apenas para estudantes do nível médio, mas também para graduandos, pós-graduandos e admiradores da obra de Clarice. “Há, sobre a escritora, muitas informações dispersas, por exemplo, quanto às bibliografias, traduções. No site conseguimos reunir praticamente tudo”, explica o organizador Eucanaã Ferraz. Na página, poderá ser encontrada, por exemplo, uma listagem bibliográfica com todos os livros sobre Clarice. Cada obra da autora é comentada por um especialista convidado, como Martha Alkmin e Rosa Gens,  professoras da UFRJ, e Clarisse Fukelman, da PUC-Rio. O site vai apresentar também comparações de traduções em diferentes línguas de um mesmo trecho de um determinado livro, além de publicar uma cronologia ilustrada de vida e obra de Clarice feita por Nadia Gotlib, professora de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da USP. Gotlib é também autora de uma apresentação em áudio com comentários de fotos de família de Clarice.

José Miguel Wisnik, ensaísta, professor de literatura brasileira na USP e compositor, concebeu uma aula sobre Clarice especialmente para o site, que também permitirá aos visitantes o download gratuito de dois ebooks de Roberto Corrêa dos Santos, um dos maiores especialistas em Clarice Lispector no Brasil: Ela, Clarice, publicação esgotada, e Na cavidade do Rochedo – A pós-filosofia de Clarice Lispector, livro inédito que deverá entrar no ar no site até o final do ano. Ainda no âmbito editorial, os visitantes terão acesso ao conteúdo integral dos Cadernos de Literatura Brasileira – Clarice Lispector (2004), também esgotado, e a um capítulo de Clarice Lispector - Figuras da escrita, livro do português Carlos Mendes de Sousa, publicado pelo IMS no ano passado.

Do acervo IMS serão publicados documentos inéditos fundamentais para a compreensão de aspectos da escrita de Clarice: notas manuscritas de A hora da estrela (1977) e um caderno de viagem em que Clarice registra sua passagem por cidades como Natal, Libéria, Casablanca e Lisboa (1944).

O site disponibiliza ainda um mapa do Rio de Janeiro, assinalando lugares citados pela escritora em diversas obras (como Leme e Jardim Botânico) e relacionando esses locais a trechos de livros de Clarice.

Consta do site um blog no qual serão atualizadas informações sobre a escritora, como eventos, peças, filmes.

Abaixo está a programação completa deste grande evento, primeiro, com os eventos conduzidos pelo IMS, depois, os conduzidos pela Rocco:

IMS – RIO de JANEIRO

Dia 8 de dezembro, Clarice para crianças, Apresentação do espetáculo O mistério do coelho pensante, obra de Clarice Lispector, e contos do livro Como nasceram as estrelas, por meio do teatro de bonecos e da música. A entrada gratuita e a distribuição de senhas ocorre 30 minutos antes. Idade mínima: 3 anos.

Dia 11 de dezembro, 20h, Concerto Outra hora da estrela. Apresentação musical baseada no livro A hora da estrela com Jussara Silveira (voz), Bebê Kramer (acordeom), Marcelo Costa (percussão) e Muri Costa (violão), sob direção de Eucanaã Ferraz e narração João Miguel Wisnik. A entrada custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e as vendas de ingressos se concentram apenas na recepção do IMS-RJ, a partir de 4 de dezembro (terça-feira). Venda limitada a dois ingressos por pessoa.

ROCCO – SÃO PAULO 

Dia 10, às 19h, Livraria da Vila: “O narrador na obra infantil de Clarice Lispector em texto e imagem”, com o ilustrador Odilon Moraes e a professora doutora da PUC-SP, especialista em Literatura Infantil, Juliana Silva Loyola (R. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena).

Dia 10, às 19h, Livraria Cultura Conjunto Nacional: “Laços de família e A legião estrangeira”, com o músico, compositor e professor de Literatura Brasileira da USP, José Miguel Wisnik (Av. Paulista, 2073, Bela Vista).

Dia 10, às 19h, Livraria Cultura Shopping Bourbon: “Clarice jornalista”, com Aparecida Nunes, organizadora do lançamento Clarice na cabeceira – Jornalismo, e a professora e biógrafa Nadia Batella Gotlib (R. Turiassu, 2100, Perdizes).

Atividades infantis
Dia 8, às 16h, Livraria da Vila Shopping Pátio Higienópolis: Contação de história infantil Como nasceram as estrelas, com Julio Cesar (Av. Higienópolis, 618).

Dia 9, às 16h, Livraria da Vila Shopping JK Iguatemi: Contação de história infantil A vida íntima de Laura, com Julio Cesar (Av. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi).

Dia 9, às 16h, Livraria Saraiva Shopping Morumbi: Contação de história infantil a vida íntima de Laura, com Marinela Muto (Av. Roque Petroni Jr, 1089).

ROCCO – RIO DE JANEIRO

Dia 8, das 11h às 13h, Passeio O Rio de Clarice - Centro: Passeio guiado pela biógrafa Teresa Montero percorrendo alguns dos locais frequentados por Clarice Lispector no Centro da cidade. Informações e inscrições pelo e-mail oriodeclarice@gmail.com.

Dia 8, às 18h, Livraria da Travessa Shopping Leblon: Bate-papo e leitura dramatizada de textos, com a atriz Beth Goulart, a biógrafa Teresa Montero e a psicanalista Daisy Justus (R. Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A, Leblon).

Dia 10, às 19h30min, Livraria da Travessa Shopping Leblon: “Encantamento e sedução na arte de contar histórias de Clarice Lispector”, com a diretora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, Eliana Yunes, e a doutora em Letras pela UFRJ, Regina Michelli, com mediação do subeditor da Rocco Jovens Leitores, Pedro Vasquez (R. Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A, Leblon).

Dia 10, às 19h, Midrash Centro Cultural: Peça Silêncios claros, com Clarice Niskier e Esther Jablonsky, seguida de debate com Clarisse Fukelman, professora da PUC-Rio e doutora em Literatura Brasileira, e o acadêmico Arnaldo Niskier (R. Gal. Venâncio Flores, 182, Leblon).

Programação Jardim Botânico (domingo, 9/12)
(Entrada principal - Rua Jardim Botânico, 1008 – Junto ao Largo das Tartarugas)

10h Sarau de Clarice com crônicas do livro A Descoberta Do Mundo, direção Delson Antunes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

11h Passeio pelo arboreto guiado pela biógrafa Teresa Montero, idealizadora do projeto O Rio de Clarice.

11h30 Inauguração dos bancos com frases da escritora cunhadas pelo designer Antonio Bernardo.

11h Oficina de livros de pano com Beth Araujo e Martha Loureiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

15h Contação de história infantil A vida íntima de Laura, com Flavia Reis.

16h Oficina de livros de pano com Beth Araujo e Martha Loureiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Atividades infantis
Dia 8, às 11h30, Livraria da Travessa de Ipanema: Contação de história infantil A vida íntima de Laura, com Kika Farias (R. Visconde de Pirajá, 572).

Dia 9, às 16h, Livraria Saraiva Shopping Rio Sul: Contação de história infantil A vida íntima de Laura, com Flavia Reis (R. Lauro Müller, 116).

ROCCO – RECIFE

Dia 9, às 16h, Livraria Saraiva Shopping Recife: Contação de história infantil Como nasceram as estrelas, com Clécio Ernandes (R. Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem).

Dia 10, às 19h, Livraria Cultura Paço Alfândega: “As crônicas de Clarice Lispector”, com a escritora Geórgia Alves, o jornalista e escritor Samarone Lima e a escritora e professora da UFPE Luzilá Gonçalves (R. Madre de Deus, s/n).

ROCCO – PORTO ALEGRE

Dia 9, às 16h, Livraria Saraiva Praia de Belas: Contação de história infantil Quase de verdade, com Gabriela Araujo (Av. Praia de Belas, 1181, 2º Piso).

Dia 10, às 19h, Livraria Saraiva Praia de Belas: “A obra infantil de Clarice Lispector”, com Ana Mariza Filipouski, doutora em Letras, professora de Crítica Literária e formadora de professores (FAPA-RS) (Av. Praia de Belas, 1181, 2º Piso).

Dia 10, às 17h, Palavraria Livros & Cafés: “As personagens de Clarice Lispector”, com a socióloga e escritora Hilda Simões Lopes Costa (R. Vasco da Gama, 165, Bom Fim).

ROCCO – BELO HORIZONTE

Dia 9, às 16h, Saraiva Diamond Mall: Contação de história infantil O mistério do coelho pensante, com Aline Cantia (Av. Olegário Maciel, 1600).

Dia 10, às 19h, FNAC: “Clarice Lispector e o encontro com o outro”, com Wander Melo Miranda, professor titular de teoria da literatura da UFMG (Rodovia BR-356, 3049, Belvedere).

ROCCO – CURITIBA

Dia 8, das 10h às 16h, Livraria da Casa Vilanova Artigas: Leitura de textos de Clarice Lispector e oficinas, com a escritora e tradutora Claudia Borio (R. da Paz, 479).

Dia 9, às 16h, Livraria Saraiva Crystal Plaza Shopping: Contação de história infantil A mulher que matou os peixes, com Larissa Lima (R. Comendador Araújo, 731, Batel).

ROCCO – FLORIANÓPOLIS

Dia 9, às 16h, Livraria Saraiva Shopping Iguatemi: Contação de história infantil Como nasceram as estrelas, com Felícia Fleck (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica).

ROCCO – BRASÍLIA

Dia 9, às 16h, Livraria Saraiva Shopping Patio Brasil: Contação de história infantil A mulher que matou os peixes, com Grupo Três Porquinhos (SCS/B - Lote A, Nível 1).


A fan page do Evento no Facebook é por aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #580

Boletim Letras 360º #574

Clarice Lispector, entrevistas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Boletim Letras 360º #579